antes de tudo é melhor acabar logo com essa história de que o voto nulo pode causar a anulação de uma eleição para realização de outra com novos candidatos.
durante algum tempo cheguei a acreditar nisso, mas, como alguém disse outro dia, isso não passa de uma lenda urbana.
a democracia é estranha. os candidatos são escolhidos na calada da noite, por trás dos panos, entre todos aqueles que rezam da mesma cartilha e não mijam fora do pinico. e nós temos o sagrado direito de escolher quais deles irão nos governar.
não há uma real escolha.
nosso voto só serve para legitimar o poder daqueles que já foram escolhidos, que já nos governam e que já nos exploram.
não há nenhum dispositivo legal que possibilite uma mudança na lista de candidatos.
o art. 224 do código eleitoral, utilizado sempre para disseminar esta lenda, trata das nulidades na votação, declaradas pelos tribunais eleitorais em função de ilegalidade. não falam sobre voto nulo.
é uma pena. cheguei a sonhar com o engrandecimento do debate através de uma anulação de eleição, mas isso não existe.
mesmo assim eu voto nulo. voto nulo porque estou puto, porque não quero ser cúmplice dessa farsa e porque não quero dar a eles o direito de me representar.
você: vote nulo se quiser, escolha um candidato se quiser, mas não ache que a salvação virá através dele. ela não virá.
faça você mesmo!

Um comentário:
Também estou querendo votar nulo. Moro em Nilópolis, e como todo mundo sabe, votar lá não é nenhum exercício de democracia. Os candidatos me envergonham com suas propagandas que subestimam minha inteligência e com atos contra a imprensa, a liberdde de expressão, que ocorreram no último domingo.
Não gosto do fato de ter que votar nulo. Sempre escolhi um candidato, idependente das chances que ele tinha de se eleger. Mas agora os tempos são outros, ou eu mudei muito minha análise política desde as últims eleições. Simplesmente não tem em quem eu votar. SEja para vereador ou prefeito. Ninguém merece que eu aperte o verde.
Já decidi, pela primeira vez votarei nulo, mas torcendo para não ter uma segunda vez.
p.s. Adorei o blog, e tomei a liberdade de o expôr no meu blog.
Abraços.
Postar um comentário